Desenvolvimento cognitivo e aprendizagem de leitura

Autores

  • Maria Lucia Seidl de Moura
  • Maria Victoria Gusmão Cavalcanti de Almeida Cunha
  • Lydia T. M. Coutinho

Resumo

Estudo realizado com o objetivo geral de estudar aspectos do desenvolvimento cognitivo avaliados através de tarefas piagetianas e sua relação com o desempenho durante o processo de alfabetização de crianças de 1ª série. Foi utilizada uma amostra de crianças de ambos os sexos de duas escolas da rede municipal de ensino, situadas em subúrbio da cidade do Rio de Janeiro, alfabetizadas por método predominantemente sintético ou analítico. Na primeira parte do estudo foi analisada a relação entre o desempenho em tarefa de conservação de substância (já que a prova de classificação não discriminou o grupo estudado), no meio e ao final do ano. Não foi observada diferença significativa entre o desenvolvimento cognitivo nos dois momentos da testagem. Pela análise realizada não foram verificadas diferenças significativas entre o resultado na prova de leitura de crianças de diferentes níveis de conservação. Contrariando o esperado, muitas crianças da amostra que ao final do ano apresentam raciocínio pré-operatório, conseguem ser aprovadas. Tendo em vista esses resultados, a segunda parte do trabalho tenta analisar mais detalhadamente a natureza da relação desenvolvimento cognitivo versus leitura, de acordo com o método de alfabetização utilizado e as fases do processo em cada um dos métodos. Com base nessa análise é possível concluir que se a aprendizagem de leitura é considerada como o desenvolvimento contínuo da compreensio do mecanismo de formação de palavras, tanto quanto de frases, a reversibilidade operatória é condição necessária a essa aprendizagem. A introdução a essa atividade escolar é adequada a crianças que apresentem pelo menos uma semi-reversibilidade de pensamento (no caso do método analítico). De acordo, partanto, com os pressuposto (no caso do método analítiCO). De acordo, portanto, com os pressupostos básicos da teoria de desenvolvimento cognitivo de J. Púiget, á aprendiZagem de leitura mostra-se adequada a crianças que dispõem de um esquema assimilativo que implica o essencial da estrutura contida nessa atividade.

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Publicado

1982-04-01

Edição

Seção

Psicologia cognitiva e psicolingüística