O uso da autoverbalização em um procedimento de treino em uma tarefa de classificação livre e seus efeitos em uma tarefa de completar matrizes

Autores/as

  • Maria Aparecida Coria-Sabini
  • Márcio Hernandez Gonzalez

Resumen

O presente trabalho foi realizado com os objetivos de: a) investigar os efeitos de um procedimento de treino, com autoverbalização em uma tarefa de classificação livre, sobre o desempenho de crianças em uma tarefa de completar matrizes; b) verificar se a apresentação de feedback, contingente à verbalização, seria condição necessária para a eficácia do treino. Cento e vinte crianças, com sete anos de idade, foram distribuídas ao acaso em quatro grupos: Grupo I - autoverbalização e feedback; Grupo 11 - autoverbalização; Grupo III - controle A; Grupo IV - controle B. Os resultados indicaram que os Grupos I e II apresentaram, na tarefa de completar matrizes, um número médio de acertos significativamente superior àquele apresentado pelos sujeitos dos grupos de controle. Esses dados demonstraram que o treino com autoverbalização teve efeitos positivos, com ou sem apresentação de feedback explícito.

Publicado

1984-04-03

Número

Sección

Psicologia do desenvolvimento