Escolarização inicial: reflexões sobre a formação do professor

Autores

  • Edna Maria Marturano

Resumo

As dificuldades atuais para a escolarização inicial de uma larga faixa da população remontam a fatores de ordem institucional, sócio-econômica e política, porém podem ser agravadas ou atenuadas através da atuação do professor. Se, por um lado, este se encontra com freqüência despreparado para lidar com a criança que ingressa na escola, particularmente aquela provinda de meio economicamente desfavorecido, seja por falha de formação ou por atitude pessimista em relação ao potencial desse aluno, por outro lado a pesquisa científica tem demonstrado a importante influência potencial do professor sobre o aluno nas séries iniciais da escolarização, o que o coloca em condição excepcionalmente favorável para promover sua adaptação e aprendizagem, desde que adequadamente preparado. A melhor qualificação profissional do professor, que se impõe em nossa realidade atual, deve incluir não apenas o domínio de competências docentes, mas também habilidades de julgamento e adaptação, que continuamente são exigidas na situação de sala de aula, além do desenvolvimento de atitudes positivas em relação ao potencial de aprendizagem do aluno. Para tanto, propõe-se a formação docente calcada no treinamento em serviço sob supervisão, incluindo a observação de modelos adequados, monitoração contínua da prática de ensino e integração conceitual significativa da experiência docente.

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Publicado

1984-04-03

Edição

Seção

Psicologia Educacional e Escolar