Influências da dotação intelectual e criativa no ajustamento em sala de aula

Authors

  • Solange Wechsler
  • Bert O. Richmond

Abstract

Este estudo visou investigar a existência de relação entre o potencial criativo e intelectual de crianças e seu ajustamento emocional em sala de aula, tal como percebido pelo professor. A amostra foi selecionada em três escolas (representando os níveis s6cio-econômicos baixo, médio e alto) de uma cidade mineira. Ela constou de 144 crianças de ambos os sexos, cursando da primeira à quarta séries do primeiro ciclo. As crianças fizeram testes de criatividade e inteligência e seus professores responderam a questionários sobre o ajustamento emocional de seus alunos. Os resultados obtidos não mostraram associações significantes entre ajustamento emocional, inteligência e criatividade. Observaram-se, no entanto, influências de série escolar no ajustamento das crianças em sala de aula e influências de escola, série e sexo no potencial intelectual exibido pelas mesmas. A criatividade demonstrou ser influenciada pela escola e pela interação escola e série.

Published

1984-04-03

Issue

Section

Psicologia Educacional e Escolar