Intervenção em comportamento verbal de pré-escolares

Autores

  • Lucila Maciel dos Santos

Resumo

A presente pesquisa mostra o efeito de um procedimento simples de intervenção com base em observação de modelo verbal, em pré-escolares da periferia de uma cidade do interior paulista. Foram utilizados dois grupos (GE e GC), de 10 sujeitos cada um, emparelhados quanto ao sexo, idade e resultados dos testes ABC em seus itens verbais. Previamente, foi elaborado um levantamento de vocabulário. Dele foram extraídos os vocábulos portadores de vícios de linguagem, os quais foram classificados quanto à natureza dos desvios de articulação. Estes, num total de 200, foram agrupados em 10 conjuntos, procurando-se atender a uma ordem crescente de dificuldades, bem como à repetição necessária da mesma dificuldade em vários conjuntos. Como material evocador, foram confeccionadas 200 pranchas com desenhos relacionados com os substantivos e verbos a serem trabalhados. A intervenção foi realizada com o GE em 10 sessões, utilizando-se o material estimulatório, envolvendo três formas de atividade: bem direcionada, semidirecionada, ambas com apresentação de modelo, e pouco direcionada. O tratamento estatístico dos resultados das avaliações do pré e do pós teste de ambos os grupos aponta diferença significativa intergrupos e do pré para o pós-teste no GE.

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Publicado

1985-04-09

Edição

Seção

Psicologia Educacional e Escolar