O Psicodiagnóstico de Rorschach: estudo das Fórmulas Vivenciais e dos índices de conflito em pré-adolescentes

Autores

  • Marisa Japur
  • André Jacquemin

Resumo

Esse estudo objetiva caracterizar a afetividade na pré-adolescência, utilizando o Psicodiagnóstico de Rorschach através da análise das Fórmulas Vivenciais e dos índices de Conflito existentes entre elas. Cento e oitenta pré-adolescentes de 11 a 13 anos e 11 meses, de ambos os sexos, com nível de escolaridade correspondente à idade, com nível intelectual e sócio-econômico médio ou médio-superior, foram submetidos à aplicação individual da técnica, avaliada de acordo com a escola francesa. Os resultados indicam a predominância da extratensividade aos 11 e 13 anos e da coartação aos 12 anos, bem como a presença marcada de conflitos de desenvolvimento e atuais em todo o período. A comparação com resultados de Jacquemin (1976) e Adrados (1976) indicou o período como sinalizador de uma nova etapa, cujo processo se elaborará ao longo da adolescência. Os resultados permitiram a sistematização de alguns parâmetros que contribuem para a compreensão da afetividade na pré-adolescência.

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Publicado

1985-04-09

Edição

Seção

Técnicas projetivas e expressivas