Uma reavaliação da pedagogia de nossos tempos: o lugar do oprimido e os conflitos contemporâneos

Autores

  • Franco Lo Presti Seminério

Resumo

Uma análise comparativa dos três momentos essenciais da pedagogia contemporânea é o objeto deste estudo. Seguindo e adaptando o fio condutor do hist6rico sugerido por Piaget, avaliam-se, inicialmente, os métodos receptivos quer na forma tradicional quer nas suas modalidades reformuladas pela instrução programada no Ocidente e pela sistemática educativa de base pragmática adotada no Leste Europeu. Em seguida é analisado o trabalho da "Escola Nova" à luz dos métodos ativos e intuitivos. Segue-se uma apreciação da proposta de uma escola fundada no desenvolvimento operatório, quer na modalidade clássica de J. Piaget, quer nas derivações heterodoxas do projeto Logo e outras aplicações em Inteligência Artificial e quer em alguns usos da teoria piagetiana na América Latina voltados para uma pedagogia do oprimido. Dentro desse mesmo objetivo social e educacional aponta-se o trabalho que vem sendo realizado há quase três décadas e que já permitiu elaborar e submeter a verificações bem-sucedidas a ticnica da "elaboração dirigida". Por este caminho viabiliza-se o uso da atividade metaprocessual, na cognição do educando, desenvolvida dentro de uma sistemática de interação interpessoal. Todas as avaliações são discutidas à luz de sua fundamentação teórica e principalmente de suas bases ideológicas e filosóficas.

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Publicado

1990-05-06

Edição

Seção

Psicologia Educacional e Escolar