Comparação da eficácia de três procedimentos instrucionais no ensino de um conceito de física

Autores

  • Joaquim Marcial Castilho
  • José Fernando B. Lomônaco

Resumo

Avaliação da eficiência de três procedimentos instrucionais no ensino de um conceito de física: a) dedutivo, que consistia na definição do conceito, indicação de seus atributos críticos e apresentação de exemplos e contra-exemplos; b) indutivo, semelhante ao procedimento dedutivo, porém, constituído apenas pelas séries de exemplos e contra-exemplos; a definição e os atributos relevantes do conceito deveriam ser elaborados pelos alunos após observarem a seqüência instrucional; c) tradicional, semelhante ao que os professores empregam normalmente para ensinar conceitos. Serviram como sujeitos 132 alunos do 3!? ano secundário de uma escola pública do sistema escolar venezuelano, cujas idades variavam de 13 a 17 anos e pertenciam à classe sócio-econômica média. Todos os alunos responderam a um pré-teste destinado a avaliar seus conhecimentos relacionados ao conceito de refração da luz. Em seguida fez-se a aplicação dos três programas instrucionais, o que determinou a constituição de três grupos. A cada grupo se administrou um pós-teste imediato e um retardado, realizado seis semanas depois do imediato. Os resultados indicaram que os três procedimentos foram eficientes tanto na aprendizagem quanto na retenção a longo prazo do conceito ensinado. O procedimento indutivo revelou-se superior aos demais, enquanto o procedimento dedutivo mostrou-se superior ao tradicional.

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Publicado

1990-05-06

Edição

Seção

Psicologia Educacional e Escolar