Estudo de seguimento: contrôle dos resultados da informação pelo sujeito humano

Authors

  • Maria Victoria Gusmão Cavalcanti
  • Monique Augras

Abstract

A presente pesquisa de seguimento teve como objetivo verificar a eficácia da Orientação Profissional, ministrada pelo ISOP. De 1.750 casos atendidos pelo ISOP em Orientação Profissional, no período de 1955 a 1962, com nível escolar mínimo de 2º colegial incompleto, foi retificada uma amostra aleatória sistemática de 1.100 sujeitos. Dada a grande percentagem de ex-orientandos localizados fora da Guanabara, ou não encontrados, a amostra reduziu-se a 429 sujeitos.Uma amostra de profissionais que não receberam orientação foi selecionada para um grupo de contrôle.
Três hipóteses foram testadas:
1ª hipótese - há diferença significativa no grau de ajustamento ao trabalho entre os ex-orientandos que seguiram e os que não seguiram a Orientação Profissional. A 1ª hipótese foi confirmada na amostra total. Os ex-orientandos que seguiram a Orientação Profissional são significativamente mais ajustados ao trabalho do que os que não seguiram. Mas não alcançou significância ao nível de confiança de 5% em todos subgrupos analisados separadamente (apenas em adolescentes masculinos, que só trabalham, orientação individual).
2ª hipótese - há diferença significativa no grau de ajustamento ao trabalho entre ex-orientandos que seguiram a orientação coletiva e profissionais que não receberam Orientação Profissional não foi confirmada.
Também não foi confirmada a 3ª hipótese - há diferença significativa no grau de ajustamento à formação profissional entre os ex-orientandos que seguiram a Orientação Profissional, e ex-orientandos que não a seguiram.

Published

1971-02-18

Issue

Section

Artigos Originais