O fracasso na resolução de problemas matemáticos e sua possível correlação com leitura insuficiente

Autores

  • Maria Aparecida Campos Mamede Neves

Resumo

O propósito do presente trabalho é assim:
a) verificar se a classificação por leitura de um grupo de alunos, em níveis: leitor insuficiente (L1), leitor médio (L2) e leitor superior (L3) implica a classificação por resolução de problemas matemáticos também em 3 níveis: fraco em problemas (M1), médio (M2) e superior (M3), correspondendo a segunda classificação à 1ª, conforme hipotética interpretação que desde há muitos anos se vem dando.
b) verificar se o nível de inteligência dos alunos corresponde a esta classificação simultânea em leitura e resolução de problemas.
c) pesquisar se esta correspondência entre leitura e resolução de problemas matemáticos está também relacionada ao nível de instrução do pai.
Foram estudados 52 alunos que terminaram o nível 3 em 1967 de uma unidade escolar da GB (rêde oficial) que apresentava classificação social predominante média, submetidos a testes de rendimento em matemática (resolução de problemas), rendimento em leitura, teste de inteligência não verbal, além de serem preenchidos formulários de investigação social.
A experiência evidenciou que:
a) há correspondência estatisticamente comprovada entre os níveis de leitura e os de matemática.
b) há diferença significativa entre os níveis L1, L2 e L3, bem como entre M1, M2 e M3.

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Publicado

1971-02-18

Edição

Seção

Artigos Originais