Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão

Conteúdo do artigo principal

André Rehbein Sathler
Roberto Campos da Rocha Miranda

Resumo

O objetivo deste artigo é traçar um perfil identitário das maiores empresas brasileiras, a partir da análise de suas declarações de missão (DM). A estratégia de pesquisa foi qualitativa, com uso de técnicas de análise de discurso. O referencial teórico central provém do campo de gestão estratégica. Os resultados indicam que a maioria das empresas ostenta uma DM em seus sites na internet. Estas refletem uma adequação em termos dos componentes previstos para uma boa DM – 71,7% apresentam os elementos “metas”, “políticas/valores” e “escopos competitivos”, previstos na literatura. Predomina o foco externo (clientes). Os resultados demonstram que a técnica de elaboração e uso de DM são bem difundidas e aceitas no Brasil, havendo espaço, contudo, para aperfeiçoamentos em termos do conteúdo delas. O artigo identifica lacunas que sugerem futuros estudos, como a análise comparada de desempenho entre empresas com diferentes perfis identitários, explicitados em suas DM.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Sathler, A. R., & Miranda, R. C. da R. (2020). Quem são e o que fazem as empresas brasileiras? Análise das declarações de missão. Cadernos EBAPE.BR, 18(2), 284–296. https://doi.org/10.1590/1679-395177577
Seção
Artigos
Biografia do Autor

André Rehbein Sathler, Instituto de Educação Superior de Brasília (IESB)

Docente do Mestrado Profissional em Gestão Estratégica de Organizações.

Roberto Campos da Rocha Miranda, Centro de Formação, Treinamento e Aperfeiçoamento (Cefor) da Câmara dos Deputados

Docente do Mestrado Profissional em Poder Legislativo.