Aceleração, tempo social e cultura do consumo: notas sobre as (im)possibilidades no campo das experiências humanas

Conteúdo do artigo principal

Carlos Victor Leal Aderaldo
Cássio Adriano Braz de Aquino
Maria de Fátima Vieira Severiano

Resumo

Esse artigo teórico tem como objetivo analisar as relações de tempo e da cultura de consumo na modernidade e sua repercussão nas experiências humanas, pela perspectiva crítica da administração. Para isso, foram usados autores da sociologia, psicologia, filosofia e administração, tendo em vista a complexidade e multiplicidade de saberes para abordar os temas. Para tratar consumo, autores como Horkheimer, Rosa, Bauman e Baudrillard foram citados; para tempo social, Sue, Pronovost, Durkheim; para experiência, Larossa, Maia, Perls. Esse trabalho tem como base o humanismo radical (BURREL e MORGAN, 1979) que está situado no eixo epistêmico da Matriz Crítica (PAULA, 2016) e se configura como relevante no campo das ciências administrativas, tendo em vista a contraposição que ele faz a maioria das produções na área, pois elas consideram modelos funcionalistas para estudar o consumo. Com base na abordagem dada nesse artigo, foi percebido que o modo acelerado da modernidade, elencado principalmente pela intensificação tecnológica, amplia a demanda de consumo desenfreado que se materializa pelo consumo de produtos, de serviços e de relações entre indivíduos. A sensação de escassez de tempo, juntamente com a demanda por consumir, afasta os indivíduos das experiências, resultando em constante insatisfação com o modo como a existência é operada na modernidade, exigindo criticidade no modo como o conhecimento é produzido na administração.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Aderaldo, C. V. L., Aquino, C. A. B. de, & Severiano, M. de F. V. (2020). Aceleração, tempo social e cultura do consumo: notas sobre as (im)possibilidades no campo das experiências humanas. Cadernos EBAPE.BR, 18(2), 365–376. https://doi.org/10.1590/1679-395177662
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Carlos Victor Leal Aderaldo, Docente Universidade de Fortaleza (Unifor) Doutorando Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFC)

Doutorando Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFC

Docente da Universidade de Fortaleza