O público e o privado na gestão da saúde

Autores

  • Adolfo Horacio Chorny
  • Ana Luiza D’Ávila Viana
  • Fernando Luiz Abrucio
  • Márcio José de Almeida

Resumo

Contém:

Adolfo Horacio Chorny
Abertura - Vamos dar início à nossa discussão desta tarde sobre o público e o privado, mas vou pedir permissão de vocês e dos colegas da mesa para falar uma coisa que não consegui falar anteriormente. Escutei atentamente todas as intervenções das mesas anteriores hoje de manhã, hoje à tarde e eu, que não tenho dúvidas, agora estou imerso na dúvida total.

Ana Luiza D’Ávila Viana
Apresentarei o trabalho 'Segmentos Institucionais de Gestão em Saúde – descrição, tendências e cenários prospectivos', publicado em fevereiro de 2015, feito por mim e pelos professores Alcides Miranda, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e Hudson Pacífico, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Fernando Luiz Abrucio
Minha idéia é fazer uma análise mais geral sobre a relação entre o público e o privado no Estado brasileiro, buscando entender esse fenômeno no campo das políticas públicas. Para tanto, é preciso ver o que era o modelo anterior à Constituição de 1988 e o que ocorreu depois. As principais transformações e onde estamos hoje. Antes de mais nada, vale ressaltar que estamos em um momento em que houve muitos avanços históricos na agenda das políticas públicas no Brasil. Só que a situação atual também mostra que é preciso ir além do que foi feito até agora e há dificuldade de dar um salto novo para novas questões ou para reorganizar a própria agenda.

Márcio José de Almeida
Existe um poema de Geir Campos chamado 'Poética' em que ele diz: 'Eu quisera ser claro de tal forma que ao dizer — rosa! – todos soubessem o que haviam de pensar. Mais: quisera ser claro de tal forma que ao dizer — já! – todos soubessem o que haviam de fazer'.

Adolfo Horácio Chorny
Debate

Downloads

Publicado

2018-08-15