É com grande satisfação que apresentamos o primeiro número da primeira revista acadêmica brasileira especializada em casos de ensino em Administração. Nascida na FGV-EAESP por meio de parceria entre a RAE-revista de administração de empresas e o CEDEA - Centro de Desenvolvimento do Ensino e da Aprendizagem, a GVcasos surge com o propósito de servir ao ensino de Administração no Brasil em todos os seus níveis, ao fomentar a produção e o uso de casos didáticos atualizados e de qualidade.

Longe de ser um projeto só da FGV-EAESP, a GVcasos pertence a toda a comunidade brasileira de ensino e pesquisa em Administração. Isto já se encontra refletido na variedade de autores deste número inaugural, em que estão presentes professores e pesquisadores de onze instituições diferentes. Essa pluralidade será uma das marcas da revista, que espera tornar-se o destino natural dos melhores casos de ensino focados na realidade brasileira.

Outra marca da revista deverá ser a diversidade temática. Neste primeiro número, publicamos casos aplicáveis ao ensino da Administração em diferentes áreas: Marketing, Sustentabilidade, Estratégia, Gestão da Saúde, Gestão Pública, Tecnologia de Informação, Gestão de Pessoas. Essa característica deve se expandir nas próximas edições, em que esperamos ampliar ainda mais o leque temático.

Desejamos a todos uma proveitosa utilização dos oito casos (e suas notas de ensino) disponibilizados abaixo, e salientamos que a GVcasos já está recebendo submissões de trabalhos para avaliação duplo-cega e publicação em seus próximos números.

Eduardo Diniz, editor chefe
Martin Jayo, editor adjunto
gvcasos.redacao@fgv.br

 

Publicado: 2011-01-01