GVcasos - Revista Brasileira de Casos de Ensino em Administração foi criada em 2011 por meio de parceria entre RAE-publicações e Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (CEDEA), da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getulio Vargas (FGV EAESP). Pioneira, a revista é a primeira do Brasil especializada na publicação de casos de ensino em Administração Pública e de Empresas. A GVcasos publica também artigos tecnológicos e pensatas para uso em cursos de gestão, consolidando-se como uma revista de ensino e aprendizagem.

A missão da GVcasos é fomentar a produção e o uso de casos no ensino, artigos tecnológicos e pensatas sobre Administração, contribuindo para a democratização de importantes métodos de ensino-aprendizagem. A revista se apresenta como uma oportunidade de publicação qualificada para professores, pesquisadores e demais autores, e ao mesmo tempo, um repositório gratuito de textos de qualidade, disponíveis para uso por docentes de Administração em todo o País, especialmente aqueles sem acesso a bancos de casos pagos. A revista também contribui para a produção e circulação de casos e artigos práticos focados na realidade de negócios brasileira.

Tal missão está sintonizada aos objetivos da Fundação Getulio Vargas, criada em 1944 para preparar pessoal qualificado para a administração pública e privada do País.

O público público-alvo da revista é formado por professores e alunos de cursos de Administração de Empresas, Administração Pública e áreas correlatas, seja em nível de graduação, pós-graduação, especialização ou educação continuada.

Os trabalhos publicados passam pelo crivo da avaliação duplo-cega e pelo processo editorial da FGV EAESP Pesquisa e Publicações.

Os casos de ensino são compostos por duas seções:

  • Conteúdo acessível de forma ampla, aberta e sem restrições: casos de ensino nas diversas áreas da Administração, disponíveis para o público em geral.
  • Conteúdo exclusivo para professores: formado pelas notas de ensino dos casos publicados na parte aberta. O acesso a esta parte é gratuito, mas controlado pela FGV EAESP.

GVcasos conta hoje com 1300 professores assinantes com acesso às notas e este número cresce anualmente. Isto significa que, a cada ano, novos professores, espalhados pelas mais diversas escolas de Administração no Brasil, passam a usar em suas aulas o material didático disponibilizado pela revista. Multiplique-se esse número de professores pelo de alunos atingido por cada um a cada ano, nos diferentes níveis de ensino, e ter-se-á uma aproximação do impacto da GVcasos.

Artigos tecnológicos e pensatas são disponibilizadas em acesso aberto.

A periodicidade da GVcasos é semestral e desde 2020 é atualizada em sistema de fluxo contínuo, a fim de ganhar agilidade, diminuindo o tempo entre a submissão e a publicação.

Para saber mais sobre formatos e submissões, acesse as Diretrizes para autores

v. 14 n. 1 (2024): Vol. 14, No 1: janeiro-junho 2024

Com grande satisfação anunciamos o lançamento do primeiro número de 2024 da GVcasos. Esse é um número bastante especial, nele além de apresentarmos casos tradicionais, cada um com sua respectiva nota de ensino, abordando uma ampla gama de tópicos no campo da administração empresarial e pública, também trazemos pela primeira vez os casos rápidos e as dramatizações.

Nossos casos tradicionais continuam sendo um material acadêmico-pedagógico que permite expor os alunos às complexidades da vida real. Os estudantes devem aplicar seus conhecimentos teóricos e habilidades de pensamento crítico para abordar o dilema do caso à medida que analisam os fatos, nuances, distrações, viéses e complicações desses desafios do mundo real.

Já os casos rápidos passam a ser um material acadêmico-pedagógico mais curto, que se concentra no dilema de forma concisa e imersiva, para ser utilizado em sala de aula sem a necessidade de preparação prévia dos alunos. Esses casos apoiam discussões teóricas e podem ser aplicados em aproximadamente 30 minutos.

Finalmente, também temos as dramatizações, que são situações nas quais dois ou mais alunos desempenham papéis para explorar um determinado cenário. Elas podem contribuir para o desenvolvimento de habilidades como negociação, debate, resolução de conflitos, trabalho em equipe, cooperação e persuasão.

Desejamos um uso proveitoso do material ora disponibilizado e deixamos o convite para submissões não só de casos tradicionais, mas também de casos rápidos, dramatizações, artigos e pensatas.

 

Gisele Walczak Galilea

editora-chefe

 

Bruna de Morais Holanda

assistente editorial

Publicado: 2024-07-08

Plaza Shopping e o Dilema dos Prisioneiros

Alexandra Strommer Godoi, Sergio Goldbaum

cr1

Ver Todas as Edições

 


 

Criada em 2011 por meio da parceria entre RAE-publicações e Centro de Desenvolvimento do Ensino e Aprendizagem (CEDEA), da FGV EAESP, a GVcasos tem a missão de fomentar a produção e o uso de casos no ensino de Administração no Brasil, contribuindo para a democratização desse importante método de ensino-aprendizagem.

Articles most recently published for this journal.



A expansão internacional da cleantech pioneira no Brasil

Levindo Santos

 

Publicado em: 01 de julho de 2024


Digitalizando a experiência do cliente: case de implementação de inteligência artificial na MRV&CO

Ana Burcharth; Lília Tavares Mascarenhas; Andres Crosara

 

Publicado em: 18 de junho de 2024


Inteligência Artificial e o Conceito de Função de Produção

Alexandra Strommer Godoi; Sergio Goldbaum

 

Publicado em: 20 de junho de 2024


Most read articles in this journal in the last six months.


Americanas S.A.: os perigos ocultos da má governança corporativa

José Alexandre Machado Costa; Claudia Emiko Yoshinaga; Henrique Castro Martins

 

Publicado em: 15 de dezembro de 2023


Todo mundo #NU: uso de data science em serviços

Thiago Assunção de Moraes; Antonio Messias Valdevino; Lívia Nogueira Pellizzoni

 

Publicado em: 15 de dezembro de 2018


George quer respirar novos ares: quando fazer direito é mudar de carreira

Vanessa Cepellos; Marcelo Pinheiro

 

Publicado em: 15 de janeiro de 2024


Dexco: como manter a liderança de um setor em transformação

Gilberto Sarfati; Renato Damaso Maruichi

 

Publicado em: 13 de agosto de 2023


Articles with the highest Altmetrics score, indicating influence and impact.


Renault do Brasil S.A.

Fábio Luiz Mariotto

 

Publicado em: 17 de setembro 2010

 

“El arte de transformar”: o caso da D1 no Peru

Camille Bourdeau Ginchereau; Natalia Aguilar Delgado; Sonia Tello-Rozas

 

Publicado em: 26 de setembro de 2022

 

Gestão de custos e formação de preços no setor de commodities

Daniel Franco Goulart

 

Publicado em: 23 de março de 2022

 

Bertha: uma mulher executiva em processo de envelhecimento

Vanessa Cepellos

 

Publicado em: 30 de novembro de 2022

 

 

 

Chamadas de Trabalhos

 

A GVcasos publica edições especiais temáticas.

Veja mais

Equipe Editorial

 

Editora-chefe: Gisele Walczak

Veja mais

Publique Conosco

 

Revisão rigorosa por pares de sua pesquisa

Rápida publicação

Público multidisciplinar

Alta visibilidade e exposição global

Submissões