Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras

Main Article Content

Luiz Carlos Honório

Abstract

Este artigo tem por objetivo identificar determinantes organizacionais e estratégicos que influenciam o grau de internacionalização da firma, tendo em vista a extensão e a distribuição das operações realizadas no mercado estrangeiro. Pretende, também, revelar os determinantes organizacionais que afetam o processo de formação de estratégias internacionais. Realizou-se um survey com 73 empresas brasileiras do setor de manufatura que desenvolvem negócios internacionais por meio de diferentes modalidades, desde a exportação até o investimento direto no estrangeiro. Os resultados encontrados evidenciam que determinantes organizacionais associados ao tamanho da firma influenciam fundamentalmente o processo estratégico internacional das empresas pesquisadas, cujo desenrolar é demarcado por elementos centralizadores e racionais. Concluiu-se que a experiência internacional, o modo deliberado de formação estratégica (top-down) e a constituição de parcerias internacionais são fatores que influenciam o grau de internacionalização em que as empresas estudadas se encontram.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Article Details

How to Cite
HONÓRIO, L. C. Determinantes organizacionais e estratégicos do grau de internacionalização de empresas brasileiras. RAE - Revista de Administracao de Empresas , [S. l.], v. 49, n. 2, p. 162–175, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rae/article/view/36081. Acesso em: 10 dec. 2023.
Section
Articles