O Efeito-Diploma e a Relação Entre Rendimentos e Educação: Uma Análise da Evolução ao Longo do Tempo no Brasil.

Autores

  • Anna Risi Vianna Crespo Princeton University
  • Mauricio Cortez Reis IPEA

Resumo

Este artigo procura analisar tendências no efeito-diploma e na relação entre rendimentos e educação no mercado de trabalho brasileiro durante o período de 1982 até 2004. Usando dados da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios) são estimadas equações de rendimentos usando, além de um termo linear para os anos de escolaridade, mudanças de inclinação e saltos para graus completos do ciclo educacional. Também são estimadas regressões semi-paramétricas, que flexibilizam a relação entre rendimentos e educação. As evidências empíricas mostram uma redução do efeito-diploma entre 1982 e 2004, indicando que a conclusão de um grau ou a obtenção de um diploma vem perdendo valor ao longo do tempo. Ao mesmo tempo, a relação entre o logaritmo dos rendimentos e os anos de escolaridade tem se tornado mais convexa. Tendências semelhantes são verificadas quando a análise é implementada separadamente por região.

Publicado

2009-08-18

Edição

Seção

Artigos