Eficiências das sociedades cooperativas e de capital na indústria de laticínios

Autores

  • Marco Aurélio Marques Ferreira Universidade Federal de Viçosa
  • Marcelo José Braga Universidade Federal de Viçosa

Resumo

Este trabalho objetivou analisar a eficiência das cooperativas diante das sociedades de capital na indústria de laticínios. O estudo fundamentou-se nas bases conceituais de eficiência nos diferentes modelos societários, interpretadas e contextualizadas à luz da teoria da agência e dos direitos de propriedade, contando com a participação de 107 unidades produtivas brasileiras. A mensuração da eficiência deu-se pela Análise Envoltória de Dados. Os resultados confirmaram a hipótese de que as cooperativas são menos eficientes que as sociedades de capital no quesito eficiência produtiva, asseverando, assim, a importância de promover políticas diferenciadas para a melhoria da eficiência na indústria de laticínios.

Biografia do Autor

Marco Aurélio Marques Ferreira, Universidade Federal de Viçosa

Marco Aurélio Marques Ferreira possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (2000) e Doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (2005). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Federal de Viçosa, onde atua como professor e orientador na Graduação e no Mestrado. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Finanças Públicas e Privadas, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração de setores específicos, Economia das Organizações e Métodos Quantitativos em Ciências Sociais.

Marcelo José Braga, Universidade Federal de Viçosa

Marcelo José Braga concluiu o doutorado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa em 1999. Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal de Viçosa. Publicou 38 artigos em periódicos especializados e 103 trabalhos em anais de eventos. Possui 14 capítulos de livros e 3 livros publicados. Possui 130 itens de produção técnica. Participou de 4 eventos no exterior e 37 no Brasil. Orientou 5 dissertações de mestrado e co-orientou 15, orientou 1 tese de doutorado e co-orientou 10 teses de doutorado, além de ter orientado 11 trabalhos de iniciação científica e 2 trabalhos de conclusão de curso nas áreas de Economia e Administração. Recebeu 5 prêmios e/ou homenagens. Entre 1997 e 2005 participou de 48 projetos de pesquisa, sendo que coordenou 12 destes. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária. Em suas atividades profissionais interagiu com 105 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Gestão de cooperativas, Cooperativismo de crédito, Desenvolvimento Econômico, Agronegócio, Cooperativas de leite, Cooperativismo, Desenvolvimento agrícola, Estratégia, Café e Minas Gerais.

Publicado

2007-11-29

Edição

Seção

Artigos