Modalidades e hierarquias do crédito na cafeicultura paulista

Autores

  • Pedro Geraldo Tosi Universidade Estadual Paulista - UNESP
  • Rogério Naques Faleiros Universidade Federal do Espírito Santo
  • Rodrigo Fontanari Universidade Estadual Paulista - UNESP

Palavras-chave:

Cafeicultura, São Paulo, Crédito, Modalidades, Hierarquias.

Resumo

A partir do edifício teórico braudeliano investiga-se as modalidades de crédito praticadas na cafeicultura paulista, bem como as hierarquias que caracterizaram o seu funcionamento e organização. Lista-se neste artigo uma série de operações de crédito captadas por fontes documentais de diferentes naturezas, buscando subsidiar a discussão sobre a diversidade das formas de obtenção de crédito no espaço em questão. O ponto de nosso argumento é que o interior do estado, especializado na produção de café, joga papel fundamentalmente subordinado na hierarquia e na cadeia do crédito, dominada pelo grande capital cafeeiro, sendo que os mecanismos de concentração da riqueza e das oportunidades se situam mais destacadamente na capital paulista, que, por sua vez, também ocupa posição subordinada em relação aos principais centros capitalistas.

Biografia do Autor

Pedro Geraldo Tosi, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduado em Administração Pública (FGV-SP), mestre em História pela UNESP e Doutor em Economia Aplicada (área de concentração em História Econômica) pelo Instituto de Economia da UNICAMP. É autor de Capitais no Interior: Franca e a história da indústria coutreiro-calçadista, publicado pela FHDSS-UNESP em 2003.  Atualmente é Professor Assitente Doutor do Departamento de  Educação, Ciências Sociais e Política Internacional da UNESP - Campus de Franca.

Rogério Naques Faleiros, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em História pela UNESP, mestrado em História Econômica pelo Instituto de Economia da UNICAMP e doutorado em Economia Aplicada também pelo Instituto de Economia da UNICAMP. É autor de “Homens do Café: Franca 1880-1920, lançado em 2008 pela Holos, Editora/Fapesp, e de “Fronteiras do Café”, lançado em 2010 pela Edusc/Fapesp. Publicou artigos acerca da economia cafeeira em revistas científicas nas áreas de Economia, História e História Econômica, e participou de congressos científicos nacionais e internacionais. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Economia da Universidade Federal do Espírito Santo, onde desenvolve pesquisas ligadas aos temas da Cafeicultura e do Desenvolvimento Econômico Brasileiro.

Rodrigo Fontanari, Universidade Estadual Paulista - UNESP

Graduado em História pela FFCL de São José do Rio Pardo-SP (2006), Especialista em História, Cultura e Sociedade pelo Centro Universitário Barão de Mauá (2008) e Mestrando em História pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2011-11-16

Edição

Seção

Artigos