Universidades como produtoras de conhecimento para o desenvolvimento econômico: sistema superior de ensino e as políticas de CT&I

Autores

  • Tulio Chiarini Unifei/Unicamp
  • Karina Pereira Vieira

Palavras-chave:

Universidades, Produção de Conhecimento, Sistemas de Inovação

Resumo

Universidades têm funções semelhantes na maioria dos sistemas de inovação em países industrializados e em industrialização, porém a relevância do seu papel se altera substancialmente em cada economia. Neste trabalho, identificamos que a alocação de recursos financeiros destinados à pesquisa apresenta especial concentração em hard sciences, entretanto a alocação de recursos humano concentra-se preferencialmente nas áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes (soft sciences). Esta distorção entre alocação de recursos financeiros e recursos humanos afeta diretamente a capacidade inovativa do país. É possível que o Brasil não esteja formando recursos humanos suficientes para competir em mercados avançados em ciência e tecnologia. 

Biografia do Autor

Tulio Chiarini, Unifei/Unicamp

Bacharel em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG), mestre em economia do desenvolvimento pelo Programa de Pós-graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE/UFRGS) e mestre em managment, innovazione e ingegneria dei servizi pela Scuola Superiore Sant’Anna di Studi Universitari e di Perfezionamento (MAINS/SSSP) de Pisa, Itália. Professor de Economia do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão da Universidade Federal de Itajubá (IEPG/UNIFEI). Aluno de doutorado em Economia pelo Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas (IE/Unicamp).

Karina Pereira Vieira

Bacharel em economia pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal de Minas Gerais (FACE/UFMG) e mestre em economia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional da Universidade Federal de Minas Gerais (Cedeplar/UFMG). 

Downloads

Publicado

2012-03-12

Edição

Seção

Artigos