A desigualdade pode afetar a eficiência do sistema financeiro? Um modelo de equilíbrio em dois períodos com fricções na intermediação financeira

Autores

  • Wenersamy Ramos de Alcântara Banco Central do Brasil
  • Daniela Pires Ramos de Alcântara Banco Central do Brasil
  • José Maria F. J. da Silveira Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

Sistema Financeiro, Eficiência, Desigualdade, Fricções, Crescimento Endógeno

Resumo

Este trabalho apresenta um modelo de equilíbrio que mostra um canal através do qual a desigualdade na distribuição de riqueza pode afetar o desenvolvimento do sistema financeiro. Na presença de fricções, nominalmente: um limite à proporção de dívida nos projetos financiados pelos bancos e um tamanho mínimo dos projetos disponíveis na economia, mostramos que a desigualdade pode afetar o volume intermediado pelo sistema financeiro e consequentemente, considerando ganhos de escala, sua eficiência. Simulações com diversas parametrizações revelam uma relação não linear e não monotônica entre desigualdade e eficiência do sistema financeiro, medida pelo "spread" entre captação e concessão de empréstimos.

Biografia do Autor

Wenersamy Ramos de Alcântara, Banco Central do Brasil

Possui graduação em Engenharia Eletrônica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1997) e doutorado em Finanças pela Fundação Getulio Vargas - SP (2006). Atualmente é professor no IBMEC/DF e nas Faculdades Alfa e é Assessor Sênior no Banco Central do Brasil, onde tem responsabilidade sobre a formulação de modelos quantitativos e análises aprofundadas sobre os mercados financeiros domésticos, particularmente o mercado de câmbio, para apoiar as decisões de política cambial e monetária e o investimento das reservas internacionais do Brasil, incluindo projeções macroeconômicas e em séries temporais, gestão de risco, precificação de ativos e modelos de otimização. Também é responsável por treinamentos internos sobre mercados de câmbio, economia internacional e econometria. Tem experiência nas áreas de Gestão de Riscos (particularmente riscos de crédito, liquidez e mercado), Avaliação de Empresas e Métodos Quantitativos Aplicados à Gestão de Investimentos.

Daniela Pires Ramos de Alcântara, Banco Central do Brasil

José Maria F. J. da Silveira, Universidade Estadual de Campinas

Downloads

Publicado

2015-03-17

Edição

Seção

Artigos