Gastos e desempenho escolar: Evidências do Programa de Transferência de Recursos Financeiros do município de São Paulo

Autores

  • Vanderson Amadeu da Rocha Banco do Brasil
  • Walter Belluzzo Universidade de São Paulo
  • Alexandre Chibebe Nicolella Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Gastos públicos, Descentralização, Regressão Descontínua, Autonomia.

Resumo

Há na literatura uma divergência muito grande sobre os impactos do aumento de recursos sobre o desempenho dos alunos. Este artigo avalia o impacto do aumento de recursos, realizado por meio do Programa de Transferência de Renda Financeira (PTRF), sobre a variação do desempenho obtido pelas escolas públicas de ensino básico da cidade de São Paulo na Prova Brasil entre 2005 e 2007. O desenho do programa possibilitou múltiplos pontos de corte e utilizou-se o método de regressão descontinua (RD) para a análise e identificação do impacto. Os resultados mostram impactos positivos do aumento de recursos sobre a variação de desempenho para 8ª série tanto em matemática e em português para as escolas menores - primeira descontinuidade e efeitos positivos para 4ª série em português e matemática para as escolas maiores, segunda descontinuidade.

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Publicado

2022-02-25

Edição

Seção

Artigos