A NOTE ON PERFORMANCE DIFFERENCES BETWEEN URBAN AND RURAL SCHOOLS IN BRAZIL

Autores

  • Luciana de Oliveira Rodrigues Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará
  • Edward Martins Costa Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Vitor Hugo Miro Couto Silva Universidade Federal do Ceará (UFC)
  • Francisca Zilania Mariano Universidade Federal do Ceará – UFC
  • Jaime de Jesus Filho World Bank

Palavras-chave:

Desempenho escolar, Desigualdade Educacional, Diferencial Rural-Urbano

Resumo

O presente trabalho analisa quais são os fatores que contribuem com o diferencial de desempenho escolar entre alunos que frequentam escolas da zona rural e urbana no Brasil. Os resultados mostram que, em ambas as disciplinas (Matemática e Português), os alunos de escola urbanas apresentam melhor desempenho que os estudantes da zona rural. Os exercícios de estimação mostram que o efeito característica das escolas explica mais o diferencial urbano-rural que o efeito retorno (ou efeito estrutural). Também observou-se que as características da escola frequentada pelos alunos são as principais características impulsionadoras da diferença de notas, principalmente nos quantis superiores e, especialmente, em Matemática.

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Publicado

2020-12-14

Edição

Seção

Artigos