Desenvolvimento regional da agricultura familiar: cooperativismo e associativismo

Autores

Palavras-chave:

Agricultura familiar; eficiência; cooperativas; associações.

Resumo

Buscou-se avaliar o impacto das cooperativas e associações na produção agropecuária familiar brasileira.
Estimou-se uma fronteira estocástica espacial. Em seguida, foram estudadas variáveis que explicassem
a eficiência técnica produtiva. O percentual regional de estabelecimentos ligados a cooperativas
e associações teve efeito positivo na produção e no desenvolvimento local. O Nordeste apresentou eficiência
técnica inferior às regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. No Sul, o ambiente institucional conseguiu
promover políticas com maior integração local (bottom-up) e, no Nordeste, dependeu de ações mais
centralizadas com baixa inserção de instituições locais (top-down). Escolaridade e assistência técnica
contribuíram para os ganhos de eficiência.

Biografia do Autor

Érica Basílio Tavares Ramos, Universidade Federal de Goias e Instituto de Pesquisa Economica Aplicada

Doutoranda em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás, na área de concentração em Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais (UFG, 2020/2023). Mestra em Agronegócio pela Universidade Federal de Goiás, na área de concentração em Sustentabilidade e Competitividade dos Sistemas Agroindustriais (UFG, 2018/2019), com enfoque na economia da produção e análise de eficiência. Bacharela em Ciências Econômicas pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT, 2014/2017).

José Eustáquio Ribeiro Vieira Filho, Instituto de `Pesquisa Econômica Aplicada e Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento

Diretor de Programa da Secretaria Executiva do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e Doutor em Teoria Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tendo realizado pesquisa de doutoramento na Universidade de Bordeaux, no Groupe de Recherche en Économie Théorique et Appliquée (GREThA). Em 2014, foi pesquisador visitante da Universidade de Columbia, trabalhando no Technological Change Lab (TCLab) e no Institute of Latin American Studies (ILAS). Além disso, obteve mestrado em Economia Aplicada pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), especialização em Administração Pública pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e bacharelado em Economia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Matemática pela Universidade de Brasília (UnB). No meio acadêmico, leciona no curso de Pós-graduação em Agronegócio da Universidade de Brasília (Propaga-UnB) e de Pós-graduação em Economia da UFV. Na esfera federal, desenvolve e avalia políticas públicas de inovações tecnológicas na agricultura. Em 2013, foi agraciado com o Prêmio Ruy Miller Paiva da Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural (SOBER). 

Downloads

Publicado

2023-04-03

Edição

Seção

Artigos