Igualdade de Oportunidades: Analisando o papel das circunstâncias no desempenho do ENEM

Autores

  • Erik Alencar de Figueirêdo UFPB
  • Lauro César Bezerra Nogueira UFPB
  • Fernanda Leite Santana UFPB

Palavras-chave:

Desigualdade de Oportunidades, ENEM

Resumo

Este estudo avalia como as circunstâncias sociais influenciam o desempenho educacional dos alunos que prestam o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Inicialmente, adota-se uma abordagem não paramétrica assumindo o Roemer Identification Axiom que supõe a independência entre circunstância e esforço. Em seguida, relaxa-se esta hipótese buscando mensurar o viés da omissão do esforço e do talento individual.  O primeiro conjunto de resultados apontam forte diferencial no esforço entre os tipos para se obter um  bom desempenho.  A segunda abordagem  sugere  que o efeito indireto  da escolaridade  da mãe, constitui um dos fatores mais relevantes para o êxito do filho.

Biografia do Autor

Erik Alencar de Figueirêdo, UFPB

Poutor em economia - UFRGS

Lauro César Bezerra Nogueira, UFPB

Professor do Departamento de Ciências Sociais da UFERSA

Fernanda Leite Santana, UFPB

Doutorando em Economia - UFPB

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Publicado

2014-09-03

Edição

Seção

Artigos