Medindo a fidelidade das torcidas brasileiras: uma análise econômica no futebol

Autores

  • Bruno Giovannetti FEA/USP
  • Bruno de Paula Rocha FEA/USP
  • Fábio Miessi Sanches FEA/USP
  • José Carlos Domingos da Silva FEA/USP

Resumo

Este trabalho modela o comportamento de torcidas do futebol profissional brasileiro no que se refere à presença nos estádios. A partir daí, busca testar a fidelidade das mesmas no campeonato brasileiro de 2004. Para isso estima, para os grandes times nacionais, quais foram as torcidas cujo número de torcedores presentes nos jogos pode ser explicado pela expectativa da torcida com relação ao resultado do jogo. Assim, dois passos são seguidos, ambos baseados no nacional de 2004: o primeiro procura estimar, jogo a jogo, um vetor de probabilidade de vitória, empate e derrota do time, através de um Logit Ordenado; o segundo busca estimar, torcida a torcida, quais têm a presença nos estádios determinada pela expectativa percebida com relação ao resultado do jogo. Para tal campeonato, apenas 3 torcidas aparecem como infiéis, quais sejam, dos clubes Atlético Mineiro, Grêmio e Internacional de Porto Alegre.

Biografia do Autor

Bruno Giovannetti, FEA/USP

Mestre em Economia pelo IPE-FEA-USP.

Bruno de Paula Rocha, FEA/USP

Estudante de doutorado em Teoria Econômica, IPE/FEA/USP.

Fábio Miessi Sanches, FEA/USP

Mestre em Economia pelo IPE-FEA-USP.

José Carlos Domingos da Silva, FEA/USP

Mestre em Economia pelo IPE-FEA-USP.

Publicado

2006-02-22

Edição

Seção

Artigos