A adoção da estratégia de enfoque em diferenciação: o caso do vinho "Kosher" no mercado brasileiro

Authors

  • Paulo Fernando Pinto Barcellos
  • Ana Paula Graciola
  • Suélen Bebber
  • Felipe Luís Mandelli
  • Gabriel Sperandio Milan
  • Deonir de Toni

Abstract

A estratégia de enfoque em diferenciação implica na oferta de um produto que seja considerado único aos consumidores. A certificação de produtos «Kosher», com base nos regimentos religiosos, garante processos rigorosos para a produção dos alimentos para os judeus. Desde os rituais pagãos da Antiguidade, esta cultura emergiu e continua a se estender até a atualidade, com a proibição do povo judeu de consumir vinho produzido e manuseado por pessoas não judias. O objetivo do estudo foi identificar os aspectos positivos da estratégia de enfoque em diferenciação em uma empresa vinícola do Vale dos Vinhedos, Brasil, a partir da produção do vinho «Kosher». Para tanto, foi realizado um estudo de caso único, com entrevistas individuais em profundidade, para posterior análise e interpretação dos dados. Os resultados apontam que a estratégia com enfoque em diferenciação, utilizada desde a fundação da empresa, é percebida como diferencial da vinícola ao atingir seu público-alvo restrito e exigente, que está disposto a pagar mais em troca de um produto distinto.

Published

2015-09-21

How to Cite

BARCELLOS, P. F. P.; GRACIOLA, A. P.; BEBBER, S.; MANDELLI, F. L.; MILAN, G. S.; TONI, D. de. A adoção da estratégia de enfoque em diferenciação: o caso do vinho "Kosher" no mercado brasileiro. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 14, n. 3, p. 2–12, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78417. Acesso em: 18 may. 2024.

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