Marketing social: de curto passado e futuro promissor

Autores

  • Ana Teresa Tavares
  • Rita Espanha

Resumo

O presente artigo foi desenvolvido no âmbito da investigação sobre «O envolvimento dos portugueses com temas de saúde pública: Um contributo para as estratégias de marketing social e comunicação de assuntos públicos». Apresenta uma revisão da literatura com o objetivo de definir e caracterizar a disciplina do marketing social, captar as discussões centrais do seu estudo e concluir sobre os seus resultados e eficácia. O método de seleção da bibliografia consistiu na consulta de bases de dados científicas digitais com base nas palavras-chave «social marketing» e «marketing social», bem como  através das referências em trabalhos que se revelaram centrais na disciplina. Os resultados indicam que as discussões fundamentais se centram na definição da disciplina, sua caracterização e âmbito, na avaliação da sua eficácia e na ética a ela subjacente. Como conclusão, o artigo defende a ideia de que, apesar de necessitar de refinar a sua definição e de investigação adicional, com vista a construir uma base mais sólida em algumas áreas, principalmente na avaliação da eficácia, o marketing social representa uma ferramenta valiosa num futuro que trará desafios de muitas e grandes mudanças de comportamento a toda a humanidade.

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Publicado

2015-09-21

Como Citar

TAVARES, A. T.; ESPANHA, R. Marketing social: de curto passado e futuro promissor. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 14, n. 3, p. 26–36, 2015. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78420. Acesso em: 18 maio. 2024.

Edição

Seção

Artigos