Estudos de mercado com telemóveis: um caso de aplicação em Portugal

Autores/as

  • Paula Vicente
  • Elizabeth Reis

Palabras clave:

Pesquisa de mercados, Telemóveis, Estudos de mercado telefónicos

Resumen

A taxa de penetração dos telemóveis em Portugal aumentou fortemente nos últimos anos e ultrapassou já a taxa de penetração dos telefones fixos. Este facto pode constituir um incentivo à utilização do telemóvel como meio de recolha de informação nos estudos de mercado. Este artigo reporta os resultados de um estudo de mercado realizado com recurso a telemóveis. Os resultados evidenciam que a amostra de respondentes não é representativa da população em diversos atributos sociodemográficos, e que este perfil é comum aos respondentes das três redes móveis. Quanto ao processo de contacto e entrevista destaca-se a elevada percentagem de contactos para números de telemóvel não atribuídos. A taxa de resposta foi próxima de 20%.

Publicado

2012-10-08

Cómo citar

VICENTE, P.; REIS, E. Estudos de mercado com telemóveis: um caso de aplicação em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 4, p. 38–48, 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78728. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Estudos