Desenho e controlo de serviços multicanal: um estudo de caso de um banco português

Autores/as

  • João Reis
  • Nuno Melão

Palabras clave:

Serviços multicanal, Desenho, Controlo, Operações, Estudo de caso

Resumen

Apesar de as organizações utilizarem cada vez mais múltiplos canais para prestarem serviços, pouco se sabe como estes serviços são concebidos e controlados na realidade. O objetivo deste artigo é explorar os processos e práticas de desenho e controlo de serviços multicanal. A metodologia baseia se num estudo de caso único, de natureza qualitativa, exploratória e representativa, de um banco português, e recorre a entrevistas, observação e documentos internos. Os resultados sugerem que os processos de desenho e controlo possuem uma natureza semiestruturada e estruturada, respetivamente, e mostram que se empregam práticas para promover a sua melhoria contínua. A principal conclusão é que a consistência entre canais é crucial no desenho e controlo de serviços multicanal, devendo as organizações desenvolver mecanismos de integração como é exemplificado neste estudo de caso.

Publicado

2012-10-08

Cómo citar

REIS, J.; MELÃO, N. Desenho e controlo de serviços multicanal: um estudo de caso de um banco português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 4, p. 58–69, 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78730. Acesso em: 3 jul. 2024.

Número

Sección

Casos