Capital intelectual e desempenho organizacional no sector bancário português
Palavras-chave:
Capital intelectual, Capital humano, Capital estrutural, Capital relacional, Criação de valorResumo
É consensual que nos movemos numa economia onde a riqueza depende da capacidade das organizações para criarem, alimentarem, combinarem e alavancarem os seus intangíveis. O capital intelectual tem sido descrito como o conjunto de recursos organizacionais que podem ser utilizados como fonte de vantagem competitiva sustentável. Tornou-se, pois, vital perceber como as organizações criam valor a partir do seu capital intelectual, para poderem medi-lo e geri-lo. O objectivo do nosso estudo é examinar as inter-relações entre as componentes do capital intelectual e o desempenho organizacional no sector bancário português. O modelo é avaliado utilizando a abordagem PLS (Partial Least Squares), pelas vantagens apresentadas no tratamento de modelos complexos e nos requisitos mínimos dos seus pressupostos. O nosso estudo confirma os resultados obtidos em trabalhos anteriores segundo os quais o capital intelectual tem um impacto significativo e substantivo no desempenho organizacional.Downloads
Publicado
2012-09-09
Como Citar
CABRITA, M. do R. de M. F. Capital intelectual e desempenho organizacional no sector bancário português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 11, n. 2-3, p. 63–73, 2012. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78738. Acesso em: 3 jul. 2024.
Edição
Seção
Casos