Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais

Autores

  • Marli de Fátima Ferraz da Silva Tacconi
  • Fernando Dias Lopes
  • Jamária Mata de Lima Alloufa
  • Ana Patrícia Rodrigues Leite

Palavras-chave:

Confiança, Compra interorganizacional, Relações comprador-fornecedor

Resumo

As compras interorganizacionais cada vez mais apresentam os relacionamentos cooperativos com os fornecedores como o ponto-chave para uma gestão eficaz na cadeia de suprimentos. Nesse sentido, a investigação tem o objetivo de explorar os geradores da confiança nas relações de compra interorganizacional. A metodologia utilizada foi exploratória e descritiva, com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. Os resultados indicaram que na percepção dos compradores, independente do ramo de atividade, existe a confiança entre comprador e fornecedor. A definição de confiança emergiu da análise como um sinônimo de vantagem competitiva, referindo-se a capacidade do fornecedor em contribuir para o sucesso organizacional da empresa compradora. Concluiu se que os geradores da confiança interorganizacional surgem de uma combinação de três aspectos: o bom desempenho operacional, um relacionamento especial e a ética empresarial.

Downloads

Publicado

2011-07-11

Como Citar

TACCONI, M. de F. F. da S.; LOPES, F. D.; ALLOUFA, J. M. de L.; LEITE, A. P. R. Explorando os geradores de confiança nas compras interorganizacionais. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 10, n. 3, p. 37–47, 2011. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78799. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)