Atitude dos estudantes universitários face ao empreendedorismo: como identificar o potencial empreendedor?

Autores

  • Susana Correia Santos
  • António Caetano
  • Luís Curral

Palavras-chave:

Potencial empreendedor, Inventário de avaliação de potencial empreendedor, Índice do potencial empreendedor

Resumo

Este trabalho focaliza-se nas atitudes dos estudantes universitários face ao empreendedorismo apresentando um modelo teórico do potencial empreendedor, construído com base numa revisão de literatura em que se procura sistematizar as principais características psicológicas diferenciadoras do indivíduo empreendedor: as motivações empreendedoras; as competências psicológicas; as competências sociais; e as competências de gestão. No âmbito de um projecto em desenvolvimento, o constructo de potencial empreendedor foi operacionalizado através de um Inventário de Avaliação do Potencial Empreendedor (IAPE©) e testado numa amostra de estudantes universitários de Ciências Sociais, da Saúde, de Gestão e das Tecnologias (N = 521). Os resultados evidenciam que existem diferenças significativas entre os estudantes universitários nas quatro dimensões do potencial empreendedor. Complementarmente, desenvolveu-se e testou-se o Índice do Potencial Empreendedor (IPE), cujo algoritmo se apresenta neste trabalho, bem como os seus resultados. Na amostra utilizada, os estudantes de Ciências da Gestão são os que apresentam um valor médio de IPE mais elevado. Em termos de aplicação, o IAPE© e o IPE são duas ferramentas para a promoção do empreendedorismo nas universidades, designadamente na concepção e realização de cursos e iniciativas focalizados na formação e treino dos estudantes, com aplicações práticas na construção de cursos de empreendedorismo.

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Publicado

2010-10-11

Como Citar

SANTOS, S. C.; CAETANO, A.; CURRAL, L. Atitude dos estudantes universitários face ao empreendedorismo: como identificar o potencial empreendedor?. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 4, p. 2–14, 2010. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78813. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos