Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais no contexto português

Autores

  • António Cardoso
  • Álvaro Lima Cairrão
  • Galvão dos Santos Meirinhos

Palavras-chave:

Crianças, Sensibilidade às promoções, Validação da escala

Resumo

Este estudo tem por objectivo traduzir, adaptar e validar a escala de sensibilidade às técnicas promocionais da autoria de Muratore (1999b). As quatro técnicas promocionais em estudo foram: a sensibilidade às ofertas/ brindes (prémios imediatos), a sensibilidade aos jogos/concursos, a sensibilidade à «oferta de mais produto» e a sensibilidade à redução de preço. O questionário foi traduzido e aplicado junto de uma amostra de 468 crianças portuguesas dos 6 aos 12 anos residentes no distrito do Porto. A escala apresenta uma boa consistência interna (α = 0,952) e a composição factorial (ACP) revelou a existência de quatro factores que explicam 67,6% da variância total. Todavia, o estudo não replicou a estrutura do instrumento original de Muratore, mostrando que as crianças não discriminam as quatro técnicas promocionais.

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Publicado

2010-10-11

Como Citar

CARDOSO, A.; CAIRRÃO, Álvaro L.; MEIRINHOS, G. dos S. Estudo sobre a escala de sensibilidade das crianças às técnicas promocionais no contexto português. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 9, n. 4, p. 38–52, 2010. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78816. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos