Um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias

Autores

  • Guilherme de Almeida Prado
  • Karen Perrotta Lopes de Almeida Prado

Palavras-chave:

Promoção de vendas, Retorno sobre investimento em marketing, Métricas de marketing

Resumo

A área de promoção de vendas tem crescido significativamente em importância dentro do mix de marketing. Concomitantemente, mensurar o retorno sobre investimento na área de marketing tem-se mostrado cada vez mais relevante. Paralelo a isso, a literatura tem concentrado os estudos em ações promocionais monetárias (descontos, cupons, rebates). O objetivo deste artigo é desenvolver um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias de aplicação prática. Para tal, fez-se um levantamento da literatura, em especial sobre promoção de vendas e retorno sobre investimento em marketing. A partir daí foi desenvolvido um modelo conceitual de retorno sobre investimento em promoções não monetárias que permite calcular o retorno financeiro de ações, bem como verificar impactos na marca. Além do conceito do modelo, é detalhada a forma de operacionalização do mesmo, bem como são feitas duas aplicações práticas do modelo para torná-lo mais compreensível e testar eventuais falhas e limitações.

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Publicado

2009-10-12

Como Citar

PRADO, G. de A.; PRADO, K. P. L. de A. Um modelo de retorno sobre investimento em ações promocionais não monetárias. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 4, p. 10–24, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78838. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos