Os múltiplos sujeitos da publicidade contemporânea

Autores

  • Eneus Trindade
  • Clotilde Perez

Palavras-chave:

Enunciação publicitária, Produção de sentido na publicidade, Pessoas, Personagem, Mascote, Multivíduos

Resumo

O texto procura apresentar as categorias das manifestações de sujeito/pessoa mais recorrentes no discurso publicitário contemporâneo, apresentando uma tipologia que pretende discutir a partir da cultura e dos signos midiáticos instaurados pela publicidade, modos de analisar a sintaxe e a semântica no encadeamento das estruturas discursivas publicitárias, justamente por tentar compreender os mecanismos formais de constituição das subjetividades discursivas, neste objeto midiático plural. Tal entendimento é particularmente relevante quando constatamos a complexidade das relações sociais, a fragmentação cotidiana dos mídias e as necessárias ressignificações que o discurso publicitário é prescrito a fazer na busca da persuasão dos receptores/consumidores.

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Publicado

2009-10-12

Como Citar

TRINDADE, E.; PEREZ, C. Os múltiplos sujeitos da publicidade contemporânea. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 4, p. 25–36, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78839. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos