Empreiteiros internacionais e mercado do Médio Oriente

Autores

  • Rui Lopes dos Reis
  • Henrique M. P. Reis

Palavras-chave:

Internacionalização, Obras públicas, Empreiteiros, Oriente Médio

Resumo

As obras públicas são uma actividade de relevo no desenvolvimento económico e social. As grandes empresas do sector actuam em vários mercados dado que, normalmente, os mercados domésticos são exíguos para rentabilizar os activos destes agentes económicos. A internacionalização pode seguir diferentes estratégias e formas de abordagem dos mercados externos. O Médio Oriente é um mercado interessante nesta temática. A análise das maiores empresas internacionais que ali operam, à luz dos modelos de internacionalização conhecidos, permite verificar que a proximidade geográfica e cultural, bem como o potencial económico e geoestratégico, são variáveis relevantes na decisão do processo de internacionalização. A criação de redes é igualmente importante, associada a questões de relacionamento entre as diversas partes interessadas no processo, embora a ligação entre essas partes interessadas não seja facilmente detectável em muitas situações.

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Publicado

2009-10-12

Como Citar

REIS, R. L. dos; REIS, H. M. P. Empreiteiros internacionais e mercado do Médio Oriente. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 4, p. 54–65, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78841. Acesso em: 12 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos