A imagem turística de Portugal no Brasil: a influência dos atributos na formação da imagem da um destino turístico

Autores

  • Zaíla Maria Oliveira de Castro Rodrigues
  • Pedro Quelhas Brito

Palavras-chave:

Imagem do destino, Destino turístico, Atributos da imagem, Portugal, Brasil

Resumo

A imagem turística influencia, consideravelmente, a preferência, a motivação e o comportamento dos indivíduos com relação ao processo de escolha de um destino turístico. Paralelamente, confere uma relevância estratégica para as regiões onde a actividade turística se desenvolve. Contudo, não foi identificado na literatura nenhum estudo evidenciando especificamente a imagem de Portugal como destino turístico no Brasil. A presente pesquisa procura aferir a imagem que o consumidor/turista brasileiro tem sobre Portugal como destino turístico, analisando a influência dos atributos do destino na formação dessa imagem. O estudo caracteriza-se como exploratório/ descritivo, com dados colectados através de um inquérito por questionário, aplicados a uma amostra de 360 indivíduos brasileiros, divididos em dois grupos: os que já visitaram Portugal e os que não visitaram Portugal. Os resultados sugerem que a imagem turística é relativamente dependente da experiência de visita e que existem diferenças significativas na avaliação dos atributos que agregam valor positivo à imagem.

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Publicado

2009-04-15

Como Citar

RODRIGUES, Z. M. O. de C.; BRITO, P. Q. A imagem turística de Portugal no Brasil: a influência dos atributos na formação da imagem da um destino turístico. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 8, n. 2, p. 39–50, 2009. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78876. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos