Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do internet banking e do marketing relacional
Palavras-chave:
Internet banking, Marketing relacional, Tecnologias self-service, BancaResumo
A constante evolução das novas tecnologias de informação e comunicação introduz no mercado empresarial a necessidade de desenvolver métodos de gestão que permitam às empresas adaptar-se às formas emergentes de interacção com clientes. O caso do sector bancário é uma área que exemplifica essa situação. A desmaterialização das relações resultante das inúmeras novas tecnologias disponíveis no mercado, entre as quais o Internet «Banking» (IB), permite a satisfação de quase todas as necessidades do cliente com intervenção humana mínima. Este trabalho analisa o impacto da utilização do IB na relação entre os bancos e os seus clientes particulares. A investigação foi realizada em Portugal e identifica três factores da utilização do IB que reforçam a relação entre as partes: a intensidade de uso do IB, a diversidade de locais de acesso e a diversidade de operações realizadas via IB.Downloads
Publicado
2007-10-29
Como Citar
PROENÇA, J. F.; SILVA, M. M. Os efeitos da desmaterialização das relações bancárias devido ao uso do internet banking e do marketing relacional. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 6, n. 4, p. 88–102, 2007. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/78952. Acesso em: 3 jul. 2024.
Edição
Seção
Casos