Outsourcing, um movimento compulsivo
Palavras-chave:
Subcontratação, Mercados emergentes, Canal de distribuiçãoResumo
Os autores chamam à atenção para o facto de que a esmagadora maioria das empresas norte-americanas estão a ser empurradas para subcontratar fora de portas por razões que vão para além do desejo de chegar a novos mercados, de ter custos baixos ou de maior eficiência na contratação. Uma razão de fundo, menos referida, é o facto dos megadistribuidores estarem a lucrar às custas dos seus fornecedores, e os fabricantes acabam por ganhar pouco ou nada com os seus próprios produtos. Impedidos de controlar a distribuição e as vendas, estes fabricantes têm de procurar «inputs» mais baratos, particularmente mão-de-obra, de modo a gerarem margens adequadas e manterem o valor para os accionistas. Há, no entanto, alguma esperança. Nos mercados emergentes de alto crescimento, os fabricantes ainda dispõem da possibilidade de influenciar diretamente o que acontece aos seus produtos no momento em que entram no circuito de distribuição. Mas a janela de oportunidade está a fechar-se rapidamente, alertam os dois autores.Downloads
Publicado
2006-07-01
Como Citar
THOMAS, A. R.; WILKINSON, T. J. Outsourcing, um movimento compulsivo. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 5, n. 3, p. 6–11, 2006. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79078. Acesso em: 3 jul. 2024.
Edição
Seção
Sloan Management Review