Análise das barreiras e benefícios associados à utilização da internet: o caso dos livreiros de pequena e média dimensão em Portugal

Autores

  • João Capa
  • Minoo Farhangmehr

Palavras-chave:

Benefícios da internet, Obstáculos da internet, Comércio de retalho

Resumo

A emergência da Internet e a sua crescente utilização comercial na forma de comércio electrónico tem vindo a afectar inúmeras áreas de negócio. Nesta medida, o rápido crescimento do comércio electrónico aliado a uma grande incerteza quanto às oportunidades suscitadas por esta tecnologia justifica a necessidade de serem levadas a cabo pesquisas nesta área. Este estudo analisa, numa perspectiva quantitativa (Walczuch «et al.», 2000), as percepções dos livreiros portugueses de pequena e média dimensão relativamente aos benefícios decorrentes da adopção da Internet nos seus negócios, bem como as barreiras que eles têm que enfrentar no processo de adopção. Neste âmbito, são analisados dois factores: dimensão e antiguidade do negócio. Os livreiros portugueses abrangidos por este estudo percepcionam a Internet como uma importante ferramenta nas suas actividades comerciais independentemente da dimensão e antiguidade do seu negócio. No que diz respeito aos obstáculos à utilização da Internet, os resultados revelam que as empresas de menor dimensão encaram de forma mais vincada o enquadramento legal e regulamentar/segurança como barreira à adopção da Internet relativamente às empresas de maior dimensão.

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Publicado

2005-07-01

Como Citar

CAPA, J.; FARHANGMEHR, M. Análise das barreiras e benefícios associados à utilização da internet: o caso dos livreiros de pequena e média dimensão em Portugal. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 3, p. 74–81, 2005. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79143. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Casos