A atitude como linha de ação do endomarketing: o caso do Hospital Geral de Santo António (Porto, Portugal)
Palavras-chave:
Endomarketing, Atitude, Paciente, Funcionário, ServiçoResumo
Este estudo propõe que o Endomarketing, através da sua linha de ação da atitude, pode contribuir para a expansão de um serviço orientado para o paciente, por parte dos funcionários do Hospital Geral de Santo António (HGSA). Logo, essa teoria foi analisada sob o ponto de vista do seu criador (Saul Faingaus Bekin) e sob a sua importância no HGSA. Os dados obtidos mediante uma pesquisa bibliográfica e documental, e por intermédio da aplicação de um questionário a funcionários da instituição analisada, mostram que, no HGSA, já existe alguma consciência em torno da pertinência de um serviço orientado para o paciente, porém essa consciência deve ser mais efetiva, a qual pode ser implantada pelo Endomarketing. Foi ainda detectada uma grande falha ao nível da comunicação interna da instituição, o que também torna pertinente a aplicação de uma estratégia de Endomarketing.