A atitude como linha de ação do endomarketing: o caso do Hospital Geral de Santo António (Porto, Portugal)

Autores

  • Carla Marisa Rebelo de Magalhães

Palavras-chave:

Endomarketing, Atitude, Paciente, Funcionário, Serviço

Resumo

Este estudo propõe que o Endomarketing, através da sua linha de ação da atitude, pode contribuir para a expansão de um serviço orientado para o paciente, por parte dos funcionários do Hospital Geral de Santo António (HGSA). Logo, essa teoria foi analisada sob o ponto de vista do seu criador (Saul Faingaus Bekin) e sob a sua importância no HGSA. Os dados obtidos mediante uma pesquisa bibliográfica e documental, e por intermédio da aplicação de um questionário a funcionários da instituição analisada, mostram que, no HGSA, já existe alguma consciência em torno da pertinência de um serviço orientado para o paciente, porém essa consciência deve ser mais efetiva, a qual pode ser implantada pelo Endomarketing. Foi ainda detectada uma grande falha ao nível da comunicação interna da instituição, o que também torna pertinente a aplicação de uma estratégia de Endomarketing.

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Publicado

2005-07-01

Como Citar

MAGALHÃES, C. M. R. de. A atitude como linha de ação do endomarketing: o caso do Hospital Geral de Santo António (Porto, Portugal). Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 3, p. 82–90, 2005. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79144. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Casos