Comércio electrónico e pesquisa óptima de informação
Palavras-chave:
Informação, Comércio electrónico, Novas tecnologias, Maximização da utilidadeResumo
Qualquer transacção exige informação. Qualquer mercado não será mais que o sistema integrado de informação que possibilita a troca. Neste sentido, o comércio será tanto mais eficiente e promotor do bem-estar das partes nele envolvidas quanto mais eficaz o acesso à informação. Ao consumidor interessa comparar preços, condições de compra e outras características de entre os potenciais fornecedores. Ao produtor será importante que chegue informação sobre hábitos de compra, preferências e outras características que definam o perfil do comprador. Esclarecido o papel central da variável informação no que ao comércio diz respeito, este texto centra-se na discussão da forma como o comércio electrónico promove a eficiência dos mercados. Esta discussão tomará numa segunda parte do texto um pequeno modelo de maximização da utilidade do consumo, onde um consumidor representativo escolhe um nível óptimo de pesquisa de informação, sabendo que esta pode melhorar o resultado da compra em termos de utilidade, mas que, simultaneamente, tem custos pecuniários ou de outro tipo.Downloads
Publicado
2005-01-01
Como Citar
GOMES, O. Comércio electrónico e pesquisa óptima de informação. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 4, n. 1, p. 30–39, 2005. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79208. Acesso em: 22 jul. 2024.
Edição
Seção
Artigos