O relacionamento da organização com os seus públicos internos: a satisfação e o empenho

Autores

  • Francisco José Costa Pereira

Palavras-chave:

Relacionamento, Públicos, Comunicação interna, Empenho, Satisfação

Resumo

O relacionamento da organização com os seus públicos internos é uma dimensão organizacional que contribui, tanto para aumentar a eficácia da organização, como para uma maior satisfação das pessoas com a organização. Os resultados obtidos mostram-nos que existe uma relação directa entre este relacionamento e a satisfação das pessoas com a organização, bem como o seu envolvimento com ela. Comparadas duas organizações, uma com uma gestão tradicional dos seus recursos humanos, e outra com uma mais adaptada aos tempos actuais, é possível verificar que esta última se apresenta melhor posicionada neste relacionamento com as pessoas, logo, com maiores níveis de empenho das pessoas com a organização.

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Publicado

2004-10-01

Como Citar

PEREIRA, F. J. C. O relacionamento da organização com os seus públicos internos: a satisfação e o empenho. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 3, n. 4, p. 52–61, 2004. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79235. Acesso em: 22 jul. 2024.

Edição

Seção

Estudos