Micro-segmentação de clientes com base em dados de consumo. Modelo RM-Similis
Palavras-chave:
Marketing relacional, Database marketing, RFM, Cross-Selling, Cabaz de comprasResumo
Em marketing relacional, pretende associar-se ao cliente «certo» o produto «certo» com a mensagem apropriada. Neste estudo, é apresentado um modelo que responde a questões, tais como: encontrar os clientes mais lucrativos, determinar os clientes que irão responder a uma campanha, ou prever qual o próximo produto de um cliente específico. Apresenta-se um novo critério de segmentação de clientes, designado "denominador RM", inspirado na combinação de critérios referidos na literatura, que, para além da sua simplicidade, apresenta a vantagem de permitir criar um maior número de estratégias de comunicação. Para descobrir a melhor combinação de produtos de um determinado cliente, é utilizada a análise do cabaz de compras. Para o efeito, descreve-se um algoritmo eficiente desenvolvido pelo autor, o algoritmo Similis. O modelo RM-Similis, que pretende encontrar o cliente «certo» e o produto «certo», resulta da associação do referido algoritmo com o novo critério de segmentação.Downloads
Publicado
2003-07-01
Como Citar
CAVIQUE, L. Micro-segmentação de clientes com base em dados de consumo. Modelo RM-Similis. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, Rio de Janeiro, RJ, v. 2, n. 3, p. 72–77, 2003. Disponível em: https://periodicos.fgv.br/rbpg/article/view/79326. Acesso em: 3 jul. 2024.
Edição
Seção
Estudos