A luta pela descolonização e as experiências de alfabetização na Guiné-Bissau: Amilcar Cabral e Paulo Freire

Autores

  • Amilcar Araujo Pereira Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Paolo Vittoria Universidade Federal do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

Amilcar Cabral, Paulo Freire, Guiné-Bissau, colonialismo, lutas de independência

Resumo

O objetivo deste artigo é apresentar aspectos da trajetória política de Amilcar Cabral no contexto da luta pelar libertação da Guiné-Bissau entre as décadas de 1950 e 1970, para então analisar como o educador Paulo Freire, a partir de sua experiência de alfabetização na Guiné Bissau em 1974, se inspirou na ação política e na produção teórica de Cabral. Através dessa reconstrução histórica pretendemos promover reflexões sobre o colonialismo e, como diria Amilcar Cabral, sobre a “luta de libertação como um fator de cultura”.

Biografia do Autor

Amilcar Araujo Pereira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em História pela Universidade Federal Fluminense e Professor Adjunto na Faculdade de Educação da UFRJ

Paolo Vittoria, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Doutor em Pedagogia pela Universidade Federico II de Nápoles, Itália, e Professor Adjunto da Faculdade de Educação da UFRJ

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Publicado

2012-04-03