Desafios da Pesquisa em Aprendizagem Organizacional

Conteúdo do artigo principal

Ronaldo Alves Nogueira
Catarina Cecília Odelius

Resumo

Esta revisão de literatura sobre aprendizagem organizacional aponta cinco principais desafios enfrentados por pesquisadores desse campo. Os desafios identificados foram de caráter teórico, conceitual e metodológico e merecem atenção especial no momento de planejamento de projetos de pesquisa nessa área. A primeira constatação do levantamento bibliográfico é que inexiste uma teoria da aprendizagem organizacional e, portanto, os pesquisadores enfrentam o desafio de erigir teoria relativa a esse fenômeno complexo e multifacetado. Já o segundo desafio refere-se à análise multinível de um processo que ocorre em nível individual e transcende o grupo, a organização e outras organizações, exigindo um modelo de análise adequado. O tema vem sendo estudado por diversas disciplinas sob perspectivas distintas, representando a terceira constatação da pesquisa e o desafio de construir pontes interdisciplinares para o desenvolvimento de uma teoria abrangente e útil em diversos campos da ciência. Esse desafio se torna ainda mais complexo diante da constatação da multiplicidade de conceitos e construtos de pesquisa relacionados diretamente com o mesmo processo de geração e operação de conhecimento para adaptação e performance organizacional. Por fim, o quinto desafio refere-se às metodologias de pesquisa sobre aprendizagem organizacional, com possibilidades pouco exploradas e uma hegemonia dos instrumentos de percepção individual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Nogueira, R. A., & Odelius, C. C. (2015). Desafios da Pesquisa em Aprendizagem Organizacional. Cadernos EBAPE.BR, 13(1), 83 a 102. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/12602
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ronaldo Alves Nogueira, Universidade de Brasília

Doutorando em Administração na Universidade de Brasília (UnB), Mestre em Administração Pública pelo Instituto Universitário de Lisboa (IUL-ISCTE), Especialista em Direito Público (PUC/MG) e bacharel em Administração Pública pela Escola de Governo da Fundação João Pinheiro (1999).

Catarina Cecília Odelius, Universidade de Brasília

Professora associada da Universidade de Brasília. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992) e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (2002).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)