Organização e controle do trabalho no capitalismo contemporâneo: a relevância de Braverman

Conteúdo do artigo principal

Fabiane Santana Previtali
Cílson César Fagiani

Resumo

Este artigo analisa a introdução de inovações técnicas e/ou organizacionais nos processos produtivos do capitalismo no século XXI. Entende-se que o conjunto de inovações representa, historicamente, formas de controle do trabalho no âmbito das relações de classe e reafirma as teses centrais de Braverman de sua obra “Trabalho e capital monopolista: a degradação do trabalho no século XX”, publicado originalmente em 1974, sobre a tendência à desqualificação e à degradação do trabalho sob a lógica da acumulação do capital, contradizendo aquelas que defendem o fim da centralidade do trabalho. O estudo parte da revisão das teses de Braverman e da literatura pertinente ao tema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Previtali, F. S., & Fagiani, C. C. (2014). Organização e controle do trabalho no capitalismo contemporâneo: a relevância de Braverman. Cadernos EBAPE.BR, 12(4), 759 a 769. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/15088
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Fabiane Santana Previtali, Universidade Federal de Uberlândia

Professora na Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Trabalho, Educação e Sociedade (GPTES/UFU). Membro dos Grupos de Pesquisa Trabalho, Educação e Formação Humana (Histedbr/IE/Unicamp) e do Grupo de Pesquisa Metamorfoses do Mundo do Trabalho (IFCH/Unicamp). Investigadora no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL), junto ao Grupo de Estudos Trabalho e Conflitos Sociais, apoio Capes (set/2013 - agost/2014). Autora de "O Controle do Trabalho no Contexto da Reestruturação Produtiva do Capital" (CRV, 2011) e coordenadora de "Reestruturação Produtiva, Trabalho e Educação" (Xamã, 2012). Pesquisadora PPM - FAPEMIG e CNPq.

Cílson César Fagiani, Universidade Federal de uberlândia

Doutorando em Educação no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia (PPGED/UFU). Membro do GPTES/UFU. Doutorado-Sanduíche no Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa (IHC/UNL), junto ao Grupo de Estudos Trabalho e Conflitos Sociais, apoio Capes (set/2013 - agost/2014).