Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia?

Conteúdo do artigo principal

Luiz Antonio Joia
Sinval Ferreira

Resumo

Este artigo analisa a discussão sobre os termos "modelo de negócios" e "estratégia", e seu principal objetivo é verificar se esses conceitos são distintos ou não. A maioria dos estudos até agora realizados defendem a tese de que sejam diferentes. O objetivo deste artigo é testar a veracidade dessa hipótese. Para isso, são comparadas abordagens consolidadas de estratégia, como a da escola de posicionamento e a visão baseada em recursos (resource-based view-RBV), com as definições de vários autores para o termo "modelo de negócios". Usando-se análise interpretativa de viés hermenêutico, conclui-se que os constructos não são totalmente diferentes, i.e., que existe sobreposição e nível de similaridade entre Estratégia e Modelo de Negócio. Da mesma forma, verifica-se que modelo de negócios é um instrumento dinâmico e sistêmico para várias abordagens de estratégia. Isso possibilita entrelaçá-las numa única definição, aumentando o potencial dessas abordagens para explicar e orientar o processo estratégico real das organizações.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
Joia, L. A., & Ferreira, S. (2005). Modelo de negócios: constructo real ou metáfora de estratégia?. Cadernos EBAPE.BR, 3(4), 1 a 18. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/4940
Seção
Artigos