As Necessidades e os Desejos na Formação Discursiva do Marketing - Base Consistente ou Retórica Legitimadora?
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Resumo
Neste artigo realizamos uma análise crítica da gênese histórica da área de marketing até sua constituição atual, com um foco principal: verificar se as necessidades e os desejos dos clientes são base consistente da formação histórica, discursiva, do marketing ou, apenas, retórica legitimadora para a atuação da área. Adotamos uma orientação filosófico-epistemológica baseada na teoria do discurso proposta por Michel Foucault, que nos permitiu constatar que a centralidade das necessidades e dos desejos dos clientes no discurso contemporâneo do marketing é resultado de uma série de transformações e disputas históricas pela hegemonia de uma determinada idéia ou ponto de vista, mas sempre ancorada em condições socioeconômicas, ambientais, favoráveis às transformações ocorridas. Em outras palavras, concluímos que as transformações discursivas, constituintes da área, foram o resultado de um processo produzido social e historicamente, tendo ocorrido muito mais como um resultado de mudanças na economia e no mundo empresarial do que como uma espécie de "vocação" natural do marketing.
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Como Citar
Brei, V. A., Rossi, C. A. V., & Evrard, Y. (2007). As Necessidades e os Desejos na Formação Discursiva do Marketing - Base Consistente ou Retórica Legitimadora?. Cadernos EBAPE.BR, 5(4), 1 a 21. Recuperado de https://periodicos.fgv.br/cadernosebape/article/view/5046
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Artigos
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